O Poder Restaurador de Pequenos Hábitos: para iniciar sua jornada

O Poder Restaurador de Pequenos Hábitos: para iniciar sua jornada

Em momentos da nossa vida, nos sentimos com esgotamento mental, físico e psicológico. E embora isso faça parte do processo de amadurecimento, é uma condição especial que exige atenção e cuidado.
Passar por momentos de baixa e sair mais fortes, nos torna mais resilientes para o futuro. E para isso é importante a manutenção contínua e sutil da nossa energia. Mesmo em condições cotidianas que alteram os níveis de stress e pressão, precisamos entender que isso é parte do nosso crescimento e que estar motivado faz a diferença. Para isso, pode ser útil você conhecer o poder restaurador de pequenos hábitos.
A manutenção diária da energia pode ajudar a combater o estresse e recarregar as baterias. Em artigo publicado pela HBR, os autores identificaram cinco principais “baterias de energia”: física, mental, emocional, espiritual e social. Uma vez que você identifica quais baterias estão se esgotando e por quê, é possível implementar mini-hábitos que ajudam a recarregar.
A seguir, alguns mini-hábitos que podem ajudar a recarregar cada uma das baterias de energia e tornar seus dias melhores:
    • Para a bateria física:Caminhada curta diária: Incorporar uma caminhada curta em sua rotina diária pode ajudar a revitalizar sua energia física e dar-lhe um novo fôlego para enfrentar os desafios do dia.
    • Para a bateria mental: leitura sobre um tópico de interesse pessoal: dedicar alguns minutos para ler sobre algo que lhe interessa pessoalmente antes de começar o trabalho pode ajudar a recarregar sua energia mental.
    • Para a bateria emocional, praticar a gratidão: escrever três coisas pelas quais você é grato todos os dias pode ser uma prática poderosa para melhorar seu estado emocional e promover uma perspectiva mais positiva.
    • Para a bateria espiritual: meditação ou reflexão: dedicar um tempo para meditação ou reflexão pode ajudar a recarregar sua energia espiritual, proporcionando um sentido de paz e propósito.
    • Para a bateria social:conexão significativa: fazer um esforço para se conectar significativamente com alguém, seja por meio de uma conversa profunda ou um ato de bondade, pode ajudar a revitalizar sua energia social.
Pequenos hábitos como esses podem ter um impacto significativo na sua energia e bem-estar geral. Eles são simples, mas poderosos, e qualquer pessoa pode implementá-los em sua rotina diária para combater o esgotamento e melhorar a eficácia no trabalho e na vida pessoal.
Este texto foi inspirado e adaptado de um artigo publicado no Harvard Business Review