Alimentação saudável consiste basicamente em comida de verdade e produtos com lista limpa de ingredientes.
Tem muita gente que acredita que ao comer aquele prato feito no almoço com arroz, feijão, bife, salada de tomate e alface (nem vamos mencionar a batata frita) e uma barrinha de cereal ou bolacha integral na hora do lanche, estão se alimentando muito bem.
Mas isso não é verdade. Para que uma alimentação seja realmente saudável é necessário consumir todos os dias uma grande variedade de verduras, frutas, legumes, grãos, proteínas magras e gorduras boas.
Equilibrar os macronutrientes, proteínas e carboidratos, assim como os micronutrientes, vitaminas e minerais, é fundamental para a criação de saúde, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.
Você deve consumir mais alimentos naturais, orgânicos e frescos, e produtos minimamente processados com lista limpa de ingredientes, sem aditivos químicos. Além de limitar ou eliminar o consumo de açúcares refinados, cafeína, sódio, gorduras saturadas e comidas ultraprocessadas.
Então sempre que for montar seu prato pense que quanto mais variações, mais cores você tiver na composição, mais sabor e saúde também você terá.
Agora que você já sabe o que comer e o que não comer, também vale prestar atenção nas dicas abaixo:
- Comer devagar e mastigar bem apreciando os aromas, sabores e texturas de cada alimento
- Parar de comer quando sentir-se 80% satisfeito
- Perceber a energia dos alimentos: quente, frio ou neutro e selecionar de acordo com a sua necessidade individual
- Entender a sazonalidade e dar preferência aos alimentos da época
Por fim, uma simples reflexão:
Suas refeições são prioritariamente baseadas em descascar alimentos e preparar uma comidinha ou em apenas abrir pacotes e consumir produtos?
Caso a sua alimentação seja baseada somente em abrir pacotes e consumir produtos, é necessário repensar urgente!
Mas calma, isso não quer dizer que todos os produtos industrializados sejam ruins. Pelo contrário, existem muitos produtos realmente benéficos que podem e devem ser incluídos na rotina alimentar. Por isso, é fundamental reconhecer uma lista limpa de ingredientes e assim saber selecionar seus produtos da forma correta.