Medicina do Estilo de Vida 🧬

Medicina do Estilo de Vida 🧬

 

Nascida nos Estados Unidos e considerada uma especialização médica, a Medicina do Estilo de Vida (MEV), trouxe para o mundo uma forma inovadora de ver o paciente e de abordar a prevenção e o tratamento de doenças. Chegou no Brasil em 2018, quando foi fundado o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

A Medicina do Estilo de Vida consiste numa medicina baseada em evidências científicas, que tem como finalidade a mudança de hábitos para um estilo de vida mais sadio. Com a finalidade de previnir, tratar e até mesmo regredir doenças, na MEV, a pessoa, junto com o médico profissional, torna-se ativa na construção e desenvolvimento da sua saúde.

 

Conheça os 6 pilares fundamentais da MEV responsáveis por prevenir, controlar e reverter doenças:

 

Alimentação saudável

A nutrição é uma base sólida para a saúde e o bem-estar. Os alimentos certos podem não apenas tratar, mas prevenir e até curar doenças. A partir de estratégias nutricionais, a alimentação saudável é uma ferramenta poderosa para uma transformação positiva.

 

Atividade Física

A atividade física é a chave para desbloquear o potencial de cura do nosso corpo. Além de combater o sedentarismo, um dos hábitos mais nocivos junto com a má alimentação, a atividade física é fundamental para a construção de músculo e força no corpo. Um corpo forte é fundamental para se obter mais saúde física, mental e alcançar a longevidade com qualidade.

 

Manejo do Estresse

Equilíbrio para a Mente e o Coração:  este pilar nos ajuda a enfrentar os desafios de estresse diário, promovendo uma saúde emocional e mental sólida. É necessário encontrar ferramentas que nos ajudem a buscar a serenidade no caos, o equilíbrio nas tempestades. Este pilar ajuda a desencadear o potencial de cura interior nos permitindo enfrentar a vida com coragem e esperança.

 

Controle de Substâncias Tóxicas

A importância de identificar e eliminar substâncias tóxicas que podem comprometer a saúde e o bem-estar. Alguns hábitos podem estar nos envenenando e por isso é necessário identificar para eliminar e promover a purificação em nosso corpo e mente. Este pilar é essencial para criar um ambiente interno propício à cura e à vitalidade.

 

Qualidade do Sono

O Pilar do Renascimento: o poder regenerador do sono e seu papel vital na promoção da saúde. A qualidade do sono é um pilar catalisador para transformar a saúde física e mental. O sono de qualidade é responsável por diversas atividades de regeneração do nosso corpo. A qualidade  do sono é um pilar de extrema importância na construção de saúde.

 

Conexões Sociais

Criar laços para a vida e reconhecer a importância das conexões humanas e como elas impactam diretamente a saúde e a felicidade. Este pilar é sobre construir uma rede de apoio emocional e fortalecer os laços entre as pessoas e as comunidades. Relacionamentos saudáveis e significativos são poderosos agentes de cura e bem-estar na vida.